segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Gerando Mapas Aleatórios

Bem Vindos ao 'Guias do Gimp'! Nós postaremos sempre que possível formas de fazer coisas fantásticas ou que parecem complicadas no Gimp. Façam excelentes trabalhos e deixem seus amigos usuários de Photoshop com inveja xD

Hoje vamos mostrar como gerar um mapa no Gimp randomicamente, o que é bem útil para a criação de jogos, histórias ou brincadeiras.



Vamos às etapas:

1 - Crie uma nova imagem de tamanho grande (1600x1200 deve bastar).


2 - Vá em "Filtros -> Renderizar -> Nuvens -> Ruído Sólido", ative 'Randomizar', ponha 'Detalhe' em 15 e o tamanho X e Y que preferir.


3 - Duplique a camada e mude o 'Modo' da camada de cima para 'Adicionar'.


4 - Combine as duas camadas, procure uma área que pareça adequada para iniciar o mapa e então selecione-a.


5 - Copie-a, use Ctrl + Shift + V para ela ser colada em uma nova imagem, redimensione para ficar maior, e então ponha uma camada branca atrás.


6 - Una as camadas, e então use a varinha mágica com o 'Limiar' que preferir para criar as fronteiras de terras.


7 - Apague a área, inverta a seleção e clique em 'Selecionar -> Distorcer' e dê Ok (pode mudar alguma configuração se quiser).


8 - Crie uma nova camada e preencha a área selecionada com preto, então apague a camada original e crie uma camada apenas com branco abaixo da outra camada


9 - Para resultados diferenciados, use o botão a direita da varinha mágica durante a etapa 6 em vez dela (mudar o 'Limiar' também mudará muito resultado), assim como as confirmações no final da etapa 7.


O que vier a seguir está em cargo da sua imaginação.


Espero que tenham gostado!

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